quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

[Citações] Livre para recomeçar, de Paola Aleksandra || Editora Essência

Olá! Após a resenha desse livro tocante, venho com algumas citações que tanto me marcaram! Espero que gostem e que se empolguem ainda mais para ler este livro!


"- Ah, se eu pudesse evitar vê-las gritando toda vez que a água toca a pele desprotegida delas. Gostaria de saber qual tolo espalhou que jatos de água gelada curam doenças mentais!"

"- Existem muitas respostas a essa pergunta, senhora. Não apojamos a escravidão, muito pelo contrário, lutamos contra ela em todas as instâncias."

"Anastácia, aquela que tem força suficiente para renascer."

"Não existem diferenças em nossas cores, a não ser a beleza única que cada um de nós carrega. Ceando juntos, evidenciamos nossas aparências contrastantes ao mesmo tempo que declaramos nossas semelhanças. Fico feliz pelo fato de Anastácia, assim como as mulheres rindo ao redor da mesa da cozinha, ajudarem os homens da empreiteira a lembrar que somos todos irmãos."

"Acalento é o que mantém nossa cabeça erguida, mas é a coragem que nos impulsiona a seguir em frente."

"O amor-próprio é o melhor presente que podemos nos dar, Benício. É por meio dele que libertamos as amarras do passado e descobrimos a melhor maneira de amar o reflexo que encontramos no espelho."

"A verdade é que existem inúmeras maneiras de darmos vida a uma família. Mas, sem dúvida, a única constante em meio à diversidade é o amor."

"Nunca mais me calarei. Descobri quem quero ser e estou pronta para ser ouvida. Mas indo muito além dos meus anseios, estou decidida a levantar a minha voz em nome de todas as mulheres que um dia o mundo tentará silenciar."

"Quantos mais precisarão morrer? Quantas crianças nascerão sem pais ou mães? Quantas famílias serão destruídas antes de aceitarmos que nossas diferenças nos tornam únicos? [...] Nosso país é conhecido por acolher povos de todas as nações. Então, por que relutamos tanto em fazer o mesmo com nosso próprio povo? Por que ignoramos aqueles que lutaram para construir um Brasil novo?"

"Posso saber quando foi esse sempre, senhora? [...] Quando a salvei de uma possível disenteria em meio a um baile parisiense ou quando a resgatei ataque de uma jaca?"

"Amor que não dói mais, apenas liberta."

"Bem, quando não somos capazes de viajar fisicamente, podemos burlar as regras. Um bom livro, uma pintura a óleo ou até mesmo uma refeição têm o poder de nos transportar para qualquer lugar do mundo."