segunda-feira, 26 de julho de 2021

Ruína e Ascenção, por Leigh Bardugo

 “Não estou arruinada. Eu sou a ruína."


Ruína e Ascenção, por Leigh Bardugo
Publicado pela editora parceira Planeta Minotauro, 366p.

Hoje vim falar sobre o terceiro volume da trilogia GrishaVerso (Sombra e Ossos) SEM SPOILERS. Lembrando que os livros anteriores já tiveram posts aqui no perfil e manterei mais foco em minha experiência com ele.

O destino de Ravka está nas mãos de Alina e aqui inicialmente enfraquecida, veremos sua luta, recuperação, buscas, descobertas e aprendizados no caminho que levará ao fim, resta saber qual lado vencerá e como acontecerá. Será ela capaz de derrotar seu inimigo?

Inicio dizendo que para mim o ponto mais forte na trilogia com certeza foi a cultura e construção do universo com os poderes e tudo mais tão criativo e envolvente que sempre me via querendo saber um pouco mais sobre como tudo funcionava.

Alina não foi uma personagem que me cativou inicialmente, claro que sei toda a importância da jovem, mas sentia que faltava algo que foi sendo preenchido nessa obra, vi uma certa evolução dela e muitas atitudes coerentes que me fizeram gostar mais dela. Os personagens secundários ajudaram a abrilhantar a obra e toda a trilogia em si, já que tiveram inserções essenciais.
Enquanto o livro anterior, ainda que com acontecimentos importantes teve um ritmo mais lento, senti esse diferente, repleto de ação e mais reviravoltas. A escrita da autora continua fluída, o que faz ler rapidamente o livro e também, às vezes senti vontade de voltar algumas páginas para compreender melhor.

Tendo o gênero fantasia como um dos meus favoritos, muitas vezes já se torna previsível acontecimentos e aqui não foi diferente, porém ainda assim tiveram fatos que me surpreenderam, ainda mais sobre o final, achei o enredo muito bem desenvolvido.

Uma dica que eu dou é que se tiver a oportunidade leia a trilogia de uma vez, aproveitando que já está toda lançada, já que cada livro tem um final sendo muito bem amarrado no começo do próximo livro, a experiência ficará ainda melhor se ler assim.

É uma trilogia que para você que gosta de fantasia ou quer adentrar esse gênero, vale a pena, além de as edições serem tão lindas que facilmente se vê admirando os detalhes por dentro e por fora.

                                                                                                                                                              
#ResenhaShippandoLivros