quarta-feira, 11 de novembro de 2020

O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett

RESENHA: O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett
Editora Autêntica, 240 p. 
Tradução Luiz Reyes Gil 
Parceria


Publicado inicialmente em 1911, esse clássico tem até adaptações cinematográficas. No Brasil, me recordo de ter visto ser apresentado algumas vezes na televisão, mas não havia assistido, então sem saber muito sobre a história, o enredo foi uma surpresa.

Mary nunca teve o carinho de seus pais ou qualquer aproximação, criada praticamente por empregados, quando tem 10 anos se viu em meio a uma epidemia que a deixou órfã. A menina não era um doce, e seu jeito mimado e ranzinza afastava qualquer pessoa. Com a tragédia, ela sai da Índia e vai viver na mansão de seu tio na Inglaterra, onde aprenderá que as coisas mais simples são as que mais importam. Isso tudo através da solidão que sente que a faz se aventurar pela residência e encontrar o Jardim secreto que é proibido de ser visitado.

A história não é apenas sobre Mary, e ainda assim ela se torna uma das responsáveis para a alegria voltar para os moradores de lá.
É incrível ver o quanto Mary muda a personalidade, se tornando uma criança feliz, uma criança que depois de dez anos de idade aprende o que é ter afeto, a criar laços de amizade com pessoas tão diferentes dela, e também as da mesma idade, as quais antes não conseguiria. Além das aventuras, descobertas, ainda há um pequeno mistério que desperta curiosidade.

Traz reflexões sobre como o contato com a natureza é importante, faz bem para a vida e tantas vezes é desvalorizado, sobre o pensamento positivo, e mais, o poder do agir positivo.

Nessa edição, deve-se destacar a capa, é possível visualizar diversos elementos do doce enredo. Tem uma tradução que deixa a leitura fluida para que qualquer pessoa consiga explorar esse clássico sem medo e se sentir envolvido.
Também há uma N.E. sobre falas preconceituosas, a obra foi escrita em uma época em que não haviam questionamentos, então quem ler irá encontrar essas passagens chocantes e tristes.
É muito importante derrubar as falas e pensamentos preconceituosos, aí vemos a evolução dos tempos atuais.

🔑 Repleto de emoções, os últimos capítulos me fizeram ler e reler as passagens que tanto ensinam.