segunda-feira, 27 de setembro de 2021

#ResenhaShippandoLivros Ética para viver melhor, por C.S. Lewis

#ResenhaShippandoLivros

Ética para viver melhor, por C.S. Lewis
Publicado pela editora parceira @planetadelivrosbrasil selo Academia





Se você olhou para esse título e já pré-julgou, posso compartilhar que eu também, afinal quem está acostumado com ficção às vezes sente uma leve dificuldade em ler fora de sua zona de conforto e eu também me sentia assim.

Desde que li As Crônicas de Nárnia que se tornou uma série favorita, quis ler mais do autor, diferente dos anteriormente citados, este é um livro de não ficção, eu decidi me desafiar e poder ver quais descobertas esta obra poderia me trazer a refletir, porque é um tema importante, afinal quanto mais vivemos mais nos tornamos cientes da falta de ética que muitas pessoas têm e que se fosse o contrário viveríamos melhor.

Aqui há uma coletânea de 24 textos, escritos entre 1940 e 1962, das mais diversas vertentes como democracia e igualdade, e a relação entre Deus e a filosofia, culminando sempre ao tema título da obra.
Como os artigos foram organizados em ordem cronológica e não de temática, li primeiramente os títulos que me chamaram atenção.

Ao mesmo passo em que alguns textos não conseguia compreender, outros me fizeram parar por um tempinho devido a profundidade do entendimento e reflexões que me despertaram durante dias.
Tendo alguns ensaios sido mais fluídos do que os outros para mim, e por serem textos antigos adianto que caso tenha mais conhecimentos históricos a leitura de certas partes será mais rápida e as notas de rodapé ajudam.

Ler esse livro não foi fácil, mas foi enriquecedor, lendo calmamente acentua o aproveitamento. Através das reflexões de Lewis podemos ter as nossas próprias ampliando-as mais.




Vendo um pouco sobre a formação do autor, você pode saber o que esperar dos textos, pois pela experiência dele, soube discorrer bem sobre assuntos relacionados.
O autor cursou filosofia, política e economia e foi professor de Literatura Medieval e Renascentista. Converteu-se em 1929, tornando-se defensor do cristianismo até o fim de sua vida. Também escreveu livros infantis, de ficção científica e crítica literária.

Você conhece alguma obra do autor? Já leu livros de não ficção que te surpreenderam?