quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Resenha Tempo de Reacender Estrelas | Editora Gutenberg

Tempo de reacender estrelas, de Virginie Grimaldi  @editoragutenberg 288 p. • Parceria 



Anna é divorciada e mãe de Chloé que tem 17 anos e Lily que tem 12 anos. Ela se desdobra para dar conta do trabalho, mesmo com cansaço ela persiste ali, já que é difícil arranjar outro serviço.
Cada uma dessas mulheres tem problemas específicos da idade, mesmo morando juntas são completamente desconectadas.
Enquanto a mãe das meninas está com endividada e foi demitida, Chloé está perdida na vida, sem ter um pingo de amor próprio ela chega a fazer de tudo para atenção de garotos que mal conhece. Lily está sendo perseguida pelas meninas da classe, considerada diferente delas.
Quando o barco está prestes a afundar, Anna precisa fazer uma escolha, pegar o dinheiro que recebeu ao ser demitida e invés de pagar as dívidas, viajar de motorhome com as filhas rumo a Aurora Boreal como uma maneira de resgatar a relação e salvar suas filhas de todas as dificuldades.
No meio do caminho elas conhecem um grupo diverso que também viajam e acabam se juntando a eles.
Fugir dos problemas não faz com que eles sumam e dessa maneira ainda terão que enfrentar os fantasmas do passado e a convivência entre elas e consigo mesmas.

Narrado em primeira pessoa e alterando entre os três pontos de vista. Enquanto Anna fala diretamente ao leitor, a narrativa de Chloé se dá através de seu blog e de Lily através de seu diário, o que deixa o livro diferente e ainda assim rápido de ler, pois as quebras de narrativa não afetam o desenvolvimento. Anna é uma pessoa que se dedica totalmente as filhas, pois isso é o que mais traz felicidade a ela, porém ao trabalhar tanto para sustentar acaba se afastando fisicamente e emocionalmente. Ela carrega traumas do passado que esconde de todas as maneiras das filhas, mas isso surge através de seus ataques de pânico.
As três têm muito a aprender, e foi legal de ver o relacionamento delas se desenvolvendo, percebendo que não é questão se trabalhar demais ou ficar 24h juntas, é questão de comunicação com um relacionamento verdadeiro. Elas irão reconstruir a família e saliento que os personagens secundários abrilhantaram a obra!

⚠️ sindrome do pânico, violência doméstica.