sexta-feira, 26 de março de 2021

Resenha Sojouner Truth, a escrava do Norte, por Olive Gilbert

🌻 #ResenhaShippandoLivros


A história de Sojouner Truth, a escrava do Norte, por Olive Gilbert || Publicado pela editora parceira @livrosprincipis 127p.




Em Sojouner Truth, a escrava do Norte acompanhamos a vida de escravidão da menina nascida com o nome Isabela que só depois muda para Sojouner Truth, suas dores e dúvidas, seus enganos e entendimentos. Vemos ser separada da família, passar por algumas casas e ter seus filhos.

Uma história impactante e cheia de nuances, onde uma mulher forte luta pelo que acredita e ao longo da vida, inclusive, após ser abolida, tenta sempre ter seu próprio ponto de vista sobre diversos pontos.

Sua crença é grande e um ponto que devo ressaltar que me chamou atenção foi uma passagem em que ela prefere que uma criança leia a palavra para ela, pois ao pedir para um adulto repetir a leitura o adulto invés de repetir, interfere com a própria opinião, já uma criança repete as frases exatamente o que auxiliava a ela construir seus próprios entendimentos, e o que nos faz refletir se nós mesmos temos nossa opinião ou já aceitamos as informações que chegam até nós sem pensar se foram editadas tendenciosamente mesmo que não propositalmente. 

Sojouner teve que se livrar de muitos pensamentos que foi induzida em sua escravidão, como por alguns momentos endeusar um dono, e foi lindo de ver a partir de sua fé ela compreender que ele era um mero ser humano.

Com algumas passagens mais pesadas, como tudo que retrata esse período horroroso, ficamos sem chão ao ler a crueldade que acontecia e criamos uma esperança ao ver como Sojouner crescia e cada vez mais reunia admiradores.

Uma história real de uma mulher de fibra e fé, sabe sua importância e a importância dos seus, e que a falta de conhecimento a princípio não a impediu de ir além e lutar pelos seus direitos trazendo muito do que sabia para mais pessoas e inspirando a serem corajosos.

Vale a pena conhecer essa história, pois são livros assim que nos recordam a realidade que aconteceu e nos dá força para lutar e impedir que nunca mais volte a acontecer.