terça-feira, 4 de maio de 2021

Orgulho e preconceito, por Jane Austen

Orgulho e preconceito, por Jane Austen

Publicado pela editora Nemo #ResenhaShippandoLivros


No início do século XIX, uma mãe está desesperada para casar suas filhas, pois mulheres não herdam nada e seu medo de ficar na rua caso nenhuma se casasse e a propriedade passasse para um parente homem é grande.
Tendo 5 filhas, cada uma com uma personalidade, o foco maior é casar as duas mais velhas, Jane e a protagonista Elizabeth, sendo que pelo modo de agir e pensar, é considerada um caso perdido.
Novos moradores despertam o interesse, ricos, Mr.Bingley seria um ótimo partido, mas Jane não olha para isso, se afeiçoa de coração, e ele a corresponde.
Já em um baile Mr. Darcy com seu olhar estranho e seu preconceito pela classe social baixa da moça se recusa a maiores interações e ofende o orgulho de Lizzy.
Entre enlaces, interesses, encontros, desencontros, não será fácil para que Lizzy e Mr. Darcy se entendam, vai bastar apenas que deixem o orgulho e o preconceito de lado. Seriam capazes disso?

Sabe o tão famoso clichê de rivais que se apaixonam? Pois é, nesse livro temos um dos mais famosos.
Fiquei torcendo para darem um passo para trás e se entenderem, o embate é grande e é incrível a mentalidade diferente de Lizzy para época.
É lindo de ver o quanto o amor pode mudar conceitos e prover para o bem de todos em volta.
A matriarca é um caso a parte, ao passo que é possível compreender sua aflição, isso não deixa de irritar muitas vezes. O pai já é muito compreensível, e cada construção dos personagens são muito bem feitos e importantes para o decorrer da história.

Li Orgulho e Preconceito há alguns anos e gostei bastante, mas não lembrava tantos detalhes, ao decidir ler em versão de Graphic Novel pude ter uma experiência incrível de relembrar o porque a obra é tão aclamada, ao mesmo tempo podendo observar o quão bem-feita foi essa adaptação do livro que foi publicado em 1813 e toda a ilustração que trouxe sentimentos e fiéis ao que o texto falava.

Indico muito para quem já gosta do original e para quem quer se aventurar em romance clássico e tem receio, ao fazer por essa edição, você se encantará. Ele me trouxe a vontade de ler romances clássico e GNs.