sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Resenha: A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE, de Matt Haig

Você gostaria de ver como sua vida seria se tivesse tomado outras decisões?






Tudo está dando errado na vida de Nora, com 35 anos formada em filosofia e sem perspectiva de vida, ela lamenta pelas escolhas que fez, sobre o que sua vida se tornou, com depressão, ao perder seu gato, ser demitida de um emprego nada a ver com sua área de formação e perder seu único aluno, ela não consegue enxergar motivos para viver e é tentando acabar com tudo que sua vida muda ao inesperadamente ir parar em uma biblioteca.


A Biblioteca da meia-noite é um local onde existem inúmeros livros, e ali cada um contava a história da vida dela se ela houvesse tomado outras decisões. E quem está lá para auxiliá-la é a senhora Elm, a bibliotecária da antiga escola de Nora. A princípio Nora não compreende o que está acontecendo, mas então é dito que lá ela terá a possiblidade de ao encarar o livro de arrependimentos, descobrir como a vida dela seria caso tivesse decidido outra coisa, mas ela não verá apenas, ela viverá aquelas vidas a partir daquele momento.


Algumas confusões acontecem, como o fato de ela estar ali naquele momento, ela não sabe o que aconteceu anteriormente e sua convivência com pessoas é diferente, como alguém conhecido, pode ser um desconhecido naquela vida


Ela experimenta mais do que 36 vidas, ela acredita que ao encontrar a vida que a faz feliz será a certa, podendo ser uma artista, professora, nadadora, casada, glaciologista e muito mais.


Mas a vida não é uma linha reta, ela escolherá qual vida? Alguma delas a trará vontade de viver?


Esse livro teve um grande hype, e posso dizer que os elogios estavam certos, ainda que antes da página 100 eu tenha criado uma teoria e acertado, isso não diminuiu minha emoção no final do livro.


Nora teve uma segunda chance, dentre tantas histórias naquele multiverso que pôde viver conhecendo as ramificações.

O enredo mexeu com o meu coração.

É uma leitura rápida, com capítulos curtos e muitos diálogos, a curiosidade em querer saber o desenrolar de cada vida, faz refletir muito sobre a realidade.

Mostra que a vida deve ser vivida, e pensar muito sobre o que seria pode trazer mais sofrimento ainda que seja difícil, então devemos aprender e seguir em frente, pois nunca saberíamos o que poderia ser.

Terminei com o gostinho de saber um pouco mais e tendo claro uma vida que gostei muito, mas emocionada, satisfeita e compreendendo a escolha final de Nora após essa aventura.

Esse livro contém temáticas importantes, mas atenção aos ⚠️gatilhos!