quarta-feira, 25 de março de 2020

[Resenha] O Segredo da Livraria de Paris, de Lily Graham

O Segredo da Livraria de Paris, de Lily Graham
Tradução: Elisa Nazarian
Editora Gutenberg, 2020
208 p.



Valerie quer conhecer a própria história, e a grande oportunidade vem quando por meio de um anúncio de um jornal para a vaga de uma livreira na livraria de seu avô Duport, com quem ela não tem contato desde os três anos, quando foi entregue para ser criada por uma tia distante em Londres.
Ao voltar para a França, reunindo coragem e deixando tudo para trás, ela finge ser outra pessoa com o objetivo de coletar dados e ir descobrindo quem realmente é, e a história de sua mãe Mireille, dessa maneira se apresenta para o senhor Duport como Isabelle Henry, como uma acadêmica com o artigo “Os desafios da venda de livros durante a guerra: um estudo de duas cidades durante a Blitz e a Ocupação.”
Duport é um senhor ranzinza, o tempo inteiro resmungando e com um patriotismo tão grande que o faz não aceitar o que vem de fora da França, ele já sofreu muito em sua vida durante a segunda guerra e as marcas são eternas. Ele, embora não admita, tem uma grande amiga, a Madame Joubert que foi a melhor amiga de Mireille em sua juventude, ,e ela e Duport não costumam falar sobre ela por trazer grande dor, o que torna mais difícil para Valeria desvendar os mistérios. Ela não entende o porque o avô mesmo depois do fim da guerra não a quis, e uma vida sem história é uma vida sem sentido. Aos poucos as descobertas a deixarão chocada e repensando sobre tudo o que um dia imaginou.




Permeado de emoção, foi impossível ler sem me sentir tocada com a história desta família que passou por tantas coisas difíceis.
Quando tive a oportunidade de receber essa boneca para a leitura, logo aceitei, e que livro incrível. Antes dele, não havia lido algo sobre a segunda guerra, por ser um tema eternamente pesado e doloroso, mas sempre tive curiosidade para ver histórias de superação. Afinal, teve um fim, e algumas pessoas ainda que machucadas, conseguiram sobrevier. Chocante sempre será ao ver o quão as pessoas perderam a liberdade de escolha, a voz e tudo mais nesse período.
As discussões e referências sobre livros são incríveis, e para nós leitores, é um deleite ao ver citado livros que gostamos em falas fervorosas, e a história sobre como a livraria foi mantida aberta naquele período, além de tudo em volta é muito interessante.
Essa leitura marcará seu coração de uma maneira que você jamais esquecerá, em tempos difíceis, o amor da família é sempre importante e ver que tudo tem uma razão, é interessante. Leia e descubra o que há por trás de O Segredo da Livraria de Paris.

Jessica #ResenhaShippandoLivros
* Boneca do livro disponibilizada em parceria com a editora.