Há um experimento em pró da genialidade acontecendo, acreditam que a influência do sexo oposto pode influenciar para que as pessoas não atinjam o verdadeiro potencial e por isso meninos do alfabeto e meninas do abecedário (os nomes correspondem cada letra do alfabeto) são criados em torres diferentes, eles nem sequer sabem que o outro existe.
O P.A.I. que é o responsável pelos meninos está constantemente desconfiado, tendo comprado todos os bebês e vivendo longe da sociedade, já teve que enviar alguns para o canto de onde ninguém volta por após a Inspeção serem considerados "estragados" e para ser considerado assim, basta descobrir ou ter contato com qualquer coisa da vida real, já que apesar de pequenos gênios, a desinformação é uma lei, como até pensarem que assim como frutas, eles nasceram de uma árvore.
Aos 12 anos, J vai descobrindo e desconfiando de coisas, ao mesmo passo que sua alienação não o deixa raciocinar completamente.
Acompanhamos além de J, mais personagens, com destaque um escritor que trabalha lá que começa a ter uma crise de consciência sobre os acontecimentos.
Do outro lado tem em destaque K, que é uma menina com aptidão a arte e nisso ela acaba desenhando ao observar as árvores, algo diferente, seria uma torre? O que teria lá? Como coragem e inteligência ela irá atrás de descobrir.
Mas todos vivendo sob aquele regime, como mudar as coisas? Como sair de lá? O que é verdade e o que não é? Será que J passaria por mais quantas inspeções sem que notem seus olhos sendo abertos para tantas verdades?
Achei o enredo criativo, e bem desenvolvido na maior parte. Confesso que ao terminar fiquei um tempinho pensando se havia gostado ou não, pois o enredo é interessante, mas já digo que eu não estava nem um pouco preparada para os eventos finais, foi de tirar o fôlego e me deixar desacreditada. Algumas coisas que aconteceram que na minha opinião não fizeram sentido ao ponto de eu achar até absurdas, como muitos tipos de violência.
Demorei para finalizar a leitura do livro, mas a minha demora nada teve a ver com o livro, só fatores externos rs, mas achei tão bem escrito com um enredo forte que isso não afetou minha experiência e seguiu firme na memória.
Sendo o primeiro livro que li do autor, tive algumas indicações e já sabia que o estilo dele é um final em aberto, esse apesar de ter um desfecho ainda fica aberto em certo ponto, então quis saber mais sobre o que aconteceria depois, o que mais aconteceria com esses jovens e o que mais fariam. É um enredo que consigo visualizar facilmente sendo adaptado para um filme, ainda que torcesse para que alguns acontecimentos fossem mudados, muitas atitudes me deixaram com mais teorias ainda.