segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Oblivion, por Fabrício Martins e Laura Jardim

 



Se você pudesse recomeçar a vida apagando as memórias ruins ainda que também levasse embora as lembranças boas, você diria sim?

Esse é o tema que norteia essa HQ futurística, que pode despertar diversas reflexões.

Anna encontra uma colega e ao puxar assunto com ela, se assusta ao saber que a moça não sabe quem ela é, e com um cartão entregue descobre que ela passou por uma cirurgia que apagou as memórias.

Anna é uma pessoa comum, trabalha muito, não tem remuneração compatível e o chefe é abusivo. Mora com seu gato, e convive diariamente com expectativas externas sobre si, desde as dos seus pais que enviam um drone para lhe ajudar, que inclusive tem personalidade própria.

Ela tem amigos que ama, tem uma paixonite e sempre tenta ajudar, não se prioriza e tem dificuldade de expor o que sente, além de nunca dizer não.

Quando tudo piora, o pensamento que ficou em sua cabeça sobre apagar as memórias surge com a vontade de realizar. Mas para algumas pessoas de acordo com o valor ou cobertura do convênio, não podem apagar as memórias selecionadas.
É tudo ou nada!
Ela tem uma decisão importante a tomar, qual será? Vale a pena se esquecer de tudo se for para deletar os sofrimentos da alma?

✨ Enquanto estava curiosa para saber o que Anna decidiria, pensei sobre mim, acho que assim como várias pessoas já pensei “seria incrível poder esquecer os momentos ruins, o quanto isso aliviaria a dor e os problemas que carregamos para vida toda”. Mas nunca tinha imaginado os momentos bons e as pessoas que amo sendo deletadas também. Então se tem uma coisa que esse enredo faz é refletir.

É uma HQ completa, fiquei tão imersa que ainda que tivesse esquecido o Kindle, fiz o esforço de ler no celular 👓 porque precisava saber o que aconteceria.

Ele trata sobre a depres’são. É um livro em que a maior parte dele não é citado a palavra “Não”, representando o que Anna sente, no que me senti representada porque eu tenho uma enorme dificuldade em dizer não e sei o quanto isso me afeta.

Ainda que tenha a temática séria, os quadrinho também tem momentos de humor.

Vale muito a pena separar algumas horas do seu dia para desfrutar dessa leitura!

📖Ebook disponível no Kindle unlimited.