quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Casamento de Conveniência, por Georgette Heyer




Em Casamento de Conveniência somos transportados direto para os costumes ingleses de 1934, onde o conde de Rule pede uma jovem em casamento, mas o coração dela já está comprometido.

Vendo o sofrimento da irmã, Horatia uma jovem de 17 anos fora dos padrões da época, quer ajudar e para isso se oferece em casamento em seu lugar, o que não é comum.

Isso poderia ser um escândalo, caso o conde não houvesse aceitado, mas ele aceita, ela fala para que ele se acostume com suas grossas e não arqueadas sobrancelhas, sua estatura baixa e sua gagueira, ele acha tudo inusitado, mas gosta.

O conde Rule era considerado velho com seus 35 anos, ele entende que tem que se casar e também sabe que grande parte do interesse da família de Horatia é para salvar a família já que o irmão fez muitas dívidas em jogos. O acordo inclui que a mocinha não interfira na vida dele, inclusive na extra conjugal.

Acompanhamos o cotidiano do casal, e as trapalhadas que Horatia se mete além das jogatinas. Será que esse casamento dará certo?

🗣 Eu já tinha visto algumas opiniões divididas sobre o livro e decidi ler para ver se eu gostaria, afinal a autora foi considerada pioneira do gênero com 19 anos, então para mim que gosto de romance de época achei legal conhecer.

Por o livro ser um romance de época escrito por uma autora de época, temos algumas palavras mais rebuscadas, que em alguns momentos deixaram a leitura menos fluida.

O livro foi publicado em 1934, já não sendo contemporâneo para nós, e a ambientação dele foi em 1776. Como eu costumo ler mais autoras contemporâneas nesse gênero, foi interessante poder me aventurar em um outro olhar.

Achei bacana a mocinha ser bem à frente de sua época, mas ao mesmo tempo algumas atitudes imaturas me irritaram.

Com uma riqueza em detalhes quanto aos costumes da época, o romance em si não fica em destaque, acompanhamos mais as aventuras. Não foi um enredo que me envolveu completamente por eu ter colocado a expectativa pela minha imaginação em cima do título, mas não deixa de ser uma leitura bacana se você já ir sabendo o que esperar.

Vale a pena conferir para tirar suas próprias conclusões.