sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O grande divórcio, por C.S. Lewis




Sobre a minha primeira leitura de 2022 📖

Hoje vim falar um pouco das minhas impressões sobre o livro O Grande Divórcio.

Que eu gosto muito dos livros de As crônicas de Nárnia não é novidade, em se tratando daquela fantasia, conforme lia e compreendia as alegorias ia me conquistando cada vez mais.

Desde então procuro as outras obras do autor para ler, essa é a terceira que leio e por ele ser uma fantasia pude ter a certeza de que a escrita do autor funciona muito melhor para mim como ficção.

O livro não foi o que imaginei, pelo que havia pesquisado sobre, passou longe, mas gostei muito, tem um enredo fluido em suas 160 páginas que te prende ao livro e faz refletir a cerca das atitudes que temos, principalmente sobre o egoísmo.

O final me surpreendeu e muito, quando percebi o que realmente aconteceria fiquei boquiaberta e até reli os últimos parágrafos.
Posso dizer que comecei bem o ano em leituras!

Vou deixar a sinopse abaixo para conferirem:

Sinopse: Em O grande divórcio, C. S. Lewis novamente emprega seu formidável talento para fábulas e alegorias. O escritor se encontra no Inferno embarcando em um ônibus com destino ao Paraíso. A incrível oportunidade é que, quem quiser ficar no Céu, fica. Este é o ponto de partida para uma meditação extraordinária sobre o bem e o mal, a graça e o julgamento. A ideia revolucionária de Lewis é a descoberta de que os portões do Inferno estão trancados por dentro. Nas próprias palavras de Lewis, "Se insistirmos em manter o Inferno (ou mesmo a terra), não veremos o Céu: se aceitarmos o Céu, não seremos capazes de reter nem mesmo as menores e mais íntimas lembranças do Inferno."